Branqueador Óptico

Reduz o aspecto amarelado da resina, geralmente reciclada, proporcionando à peça uma cor/aparência final mais limpa, indicado somente para materias na cor branca.

Descrição Código Aplicação
ADT-PW 1566 Uso 0,5 a 2% PE

Antiestático

Previne o acúmulo superficial de cargas eletrostáticas. Absorve a umidade da atmosfera formando uma fina camada semicondutiva na qual ocorre a dissipação eletrostática. Reage com os radicais livres, a nível molecular, inibindo a formação de cargas estáticas. Isento de metais pesados, permitindo seu uso na fabricação de embalagens alimentícias, farmacêuticas e também em brinquedos. Não requer nenhuma medida especial de segurança, além das precauções normais que devem ser observadas no manuseio de substâncias químicas.

Descrição Código Aplicação
ADT-PE 1484 Uso 0,5 a 2% PE e PP

Antioxidante

Aditivo estabilizador que, adicionado ao polímero, inibe reações de oxidação. Em geral, os componentes poliméricos estão sujeitos à quebra de ligações em situações agressivas como o processamento da resina, que resultam no rompimento da cadeia polimérica, degradando o polímero..

Descrição Código Aplicação
ADT-PE 1591 Uso 0,5 a 2% PE

Antiuv

No entanto, é preciso adequar o uso de cada um, ou de ambos, para o tipo de aplicação e/ou resina. Todo material polimérico quando exposto à radiação ultravioleta sofre degradação. Esse processo provoca mudanças na aparência (descoloração, fissuras etc) e perda das propriedades físicas. Os absorvedores de luz ultravioleta atuam de forma física na inibição da radiação UV. Esses aditivos retardam o processo de degradação por absorver a radiação ultravioleta e dissipá-la como energia térmica. No entanto, é preciso haver um balanço adequado entre a concentração de absorvedores e a espessura do polímero para que a absorção da luz UV seja suficiente para retardar o efeito fotodegradativo.

Descrição Código Aplicação
ADT-PE 1804 Caso específico

DESSECANTE

Aditivo utilizado para isentar o veículo polimérico da umidade causada pelo reprocessamento de materiais plásticos, sem a necessidade de estufagem ou aglutinação. O produto é direcionado para empresas que recuperam suas aparas e galhos, utilizam plásticos de engenharia ou têm em seu portfólio matérias reciclados.

Descrição Código Aplicação
ADT-PE 1345-1 Uso 1% a 2% PE e PP

Expansor

Garantem a redução do peso de artigos plásticos e a formação de uma estrutura multicelular ou espumada.

Descrição Código Aplicação
ADT-PE 1292 Uso 1% a 2% PE e PP