email: comercial@zancollor.com.br

Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Linkedin
VOLTAR

 • 

3 minutos de leitura.

A cor da embalagem interfere na compra do produto

Autor:
Zan Collor

Publicado em
28/01/2022

As cores fazem parte do dia a dia de todos, ajudam a identificar qualquer objeto e até mesmo alimentos e bebidas. Um estudo da Spencer & Velasco mostra que a cor de uma embalagem ou produto interfere na experiência e escolha de compra.

Realizado em 2018, o estudo mostra que a cor desempenha um papel importante, pois pode mudar as expectativas do consumidor em relação ao produto, por ser mais fácil e rápida de ser captada pela mente humana. A pesquisa mostra ainda que de 62% a 90% de todas as decisões de compra do consumidor são influenciadas pela cor.

Hoje, o consumidor é exposto a mais de 1.000 produtos por minuto enquanto anda nos corredores de um supermercado, então, suas escolhas devem ser feitas rapidamente. Por isso, um grande desafio para as indústrias é chamar a atenção para o seu produto nos pontos de venda.

Vários estudos, simulando um estudo com fragrâncias de soluções sanitizantes, da Gatti et al. (2014), já mostraram que os consumidores escolhem e diferenciam sabores e cheiros de acordo com as cores da embalagem na qual o produto foi envasado, evidenciando que as cores mais fortes, agradáveis e chamativas representam sabores e fragrâncias melhores.

Em contrapartida, alguns estudiosos afirmam que a escolha do produto é muito dependente do ambiente no qual ele está exposto. Portanto, pode-se dizer que as pesquisas publicadas até o momento mostram que as cores das embalagens afetam as expectativas dos consumidores, porém a influência das cores na experiência do consumidor com o produto não é garantida e necessita de mais estudos.

Fonte: https://confrebras.org.br/