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4 minutos de leitura.

Tendência de cores para produtos plásticos

Autor:
Zan Collor

Publicado em
03/12/2021

A escolha da cor adequada pode ser decisiva para o sucesso de um produto plástico. As formulações de corantes e pigmentos estão tão sujeitas a tendências quanto os materiais e projetos. Neste artigo, fabricantes de pigmentos, masterbatches e corantes opinam sobre quais cores tendem a ser mais populares no próximo ano, levando-se em conta inclusive os efeitos da crise do coronavírus sobre o comportamento do consumidor, assim como a expectativa de intensificação de políticas de sustentabilidade.

A aparência é frequentemente a primeira impressão que se tem de um produto. A impressão visual muitas vezes influencia a decisão de compra antes mesmo das informações técnicas ou do conteúdo de uma embalagem. Portanto, a seleção de cores adequadas é de grande importância.

As cores enviam sinais, inspiram sentimentos, criam emoções e despertam memórias. Também são utilizadas para fins de criação de marca, associando o nome de um produto ou de uma empresa a uma cor específica. Portanto, é importante para as empresas encontrar a seleção correta de cores para seus produtos.

Como outros materiais, corantes e pigmentos também estão sujeitos a tendências, as cores frequentemente acompanham a evolução social e atendem às necessidades dos consumidores. O crescente desejo por maior proteção ambiental nos últimos anos tem se refletido, por exemplo, no aumento do uso da cor verde em embalagens e produtos, pois está associado a um estilo de vida mais sustentável.

Assim, fabricantes de pigmentos, masterbatches e corantes foram sondados sobre quais serão as tendências de cores. Também foi investigado o impacto que a crise do coronavírus está exercendo sobre a seleção de cores e como o desejo de um uso mais sustentável dos plásticos e o aumento da reciclagem estão influenciando o desenvolvimento de produtos dos fabricantes.

A tendência já mencionada sobre cores associadas à natureza e a um ambiente saudável continuará no próximo ano. Os fabricantes concordam com essa afirmação. Diferentes tonalidades de verde e azul, em particular, continuarão a ser solicitadas. Isto se deve ao fato de a proteção ambiental ainda estar muito em evidência. A atual crise do coronavírus também está reforçando esta tendência. Uma vez que atualmente muitas pessoas estão passando muito tempo em casa devido à Covid-19, a natureza está se tornando mais importante. Isto afeta a seleção de cores. Vê-se mais e mais tons de verde e azul, como se fossem tons de musgo lembrando um passeio pela floresta, azul claro inspirado pelo céu e azul escuro inspirado pelo mar.

A tensa situação global, não só devido à Covid-19, mas também devido aos numerosos conflitos, tais como a disputa comercial entre os EUA e a China e as relações não resolvidas entre a União Europeia e a Grã-Bretanha, estão causando incerteza generalizada entre os consumidores. É por isso que, de acordo com os fabricantes, cores que representam confiabilidade e estrutura e, ao mesmo tempo, irradiam calor, simpatia e humanidade tornaram-se populares. Acredita-se que as cores quentes, como laranja e amarelo, desempenham papel importante. Os problemas mundiais criaram uma paleta de cores que, por um lado, inspira durabilidade e autenticidade e, por outro lado, melhora a atmosfera. De acordo com Lydie Tuchbreiter, gerente industrial e comercial da BASF Colors & Effects para a América do Norte, a difícil situação global fará com que o azul esteja em grande demanda no futuro, como a cor do céu e do mar. O azul é frequentemente descrito como uma cor equilibrada, relaxante e autêntica. É uma cor popular para artigos domésticos e decorativos, roupas ou equipamentos esportivos, especialmente em tempos conturbados de crise.

Mäder aborda outro aspecto interessante: ao contrário da suposição comum de que, em tempos incertos, os consumidores comprariam principalmente artigos baratos para economizar dinheiro, ele vê uma tendência bastante oposta devido à crise do coronavírus: a aquisição de produtos de alta qualidade para elevar o moral. Como o noticiário atual impõe uma carga emocional aos consumidores, eles querem produtos que expressem valor. Isto exige cores brilhantes e claras que tenham uma aura nobre. Este tipo de valor pode ser alcançado de forma particularmente efetiva adotando-se cores com brilho metálico, como tons quentes de cobre ou prata.

Porém, independentemente da situação econômica e política atual, há uma tendência geral que favorece artigos com aparência de alta qualidade. Isto se aplica tanto à embalagem quanto aos próprios produtos. Os consumidores estão prontos para gastar mais dinheiro em artigos de alta qualidade e duráveis. Como resultado disso, provavelmente a produção das embalagens e produtos apresentará maiores custos, o que também permitirá o uso de pigmentos e corantes mais caros.

 

A boa aparência não é suficiente

Este último ponto permite abordar um benefício adicional que os pigmentos e corantes podem oferecer em termos de durabilidade dos produtos plásticos. Vários polímeros se degradam sob influência da luz, como a radiação ultravioleta. Este processo de degradação pode ser evitado, por exemplo, utilizando-se pigmentos especiais que absorvem a radiação ultravioleta. Tais propriedades adicionais podem se tornar ainda mais relevantes no futuro.

Ainda há dúvidas se, no interesse de maior sustentabilidade, a coloração dos plásticos continuará se baseando puramente em considerações estéticas, ou se os corantes utilizados também devem oferecer benefícios adicionais para os produtos ou componentes. Há aplicações em que os corantes são usados exclusivamente para melhorar a aparência dos plásticos. No futuro isto poderia ser questionado do ponto de vista da sustentabilidade.

 

Fonte: https://www.arandanet.com.br/