email: comercial@zancollor.com.br

Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Linkedin
VOLTAR

 • 

2 minutos de leitura.

Masterbatch- entenda o conceito de cor

Autor:
Zan Collor

Publicado em
19 de novembro de 2021

A cor é a resultante da radiação com comprimento de onda pertencente ao espectro visível de uma fonte de energia (luz), o produto iluminado e os olhos de quem observa.

Entre as diversas formas de incorporar cor aos polímeros, a mais utilizada é o masterbatch, pelas vantagens oferecidas na manipulação, processamento e resultado do produto final.

A aparência e a psicologia das cores são aspectos fundamentais para a indústria, pois estudos apontam que 84,7% dos consumidores acham que a cor é decisiva na hora da compra.

A cor influencia diretamente a aparência e o custo do produto acabado, que deverá ser fiel à cor padrão desenvolvida, pois o consumidor final relacionará esse parâmetro à qualidade do produto que consome.

Masterbatch é um concentrado de pigmentos orgânicos ou inorgânicos de elevado poder tintorial, acrescidos de um veículo aglomerante feito de polímero termoplástico compatível com o polímero de aplicação, podendo ainda ser acrescentados aditivos para criar ou melhorar propriedades especificas, bem como proporcionar melhor dispersão e distribuição.

Atualmente, o masterbatch é utilizado nos mais diferentes processos de transformação de plásticos, por exemplo, na injeção, extrusão de filme, perfil, sopro, chapas entre outros.

O desenvolvimento e a qualidade do masterbatch dependem do tipo de pigmento incorporado, do percentual de veículo utilizado, dos aditivos, e dos equipamentos para a composição do concentrado.

Para a fabricação do masterbatch, o ideal seria usar máquinas extrusoras do tipo dupla rosca corrotante (extrusoras com duas roscas que giram no mesmo sentido).

Isso garantirá uma boa distribuição e dispersão do pigmento, veículo e aditivos, quando necessários, tudo isso devidamente determinado e registrado na receita ou formulação, de modo a garantir a repetibilidade da cor padrão selecionada pelo transformador.

Podemos dizer que existe uma grande variedade de extrusoras de dupla rosca, tanto em termos de desenho, princípio, operação e campo de aplicação.

É preciso conhecer algumas características dos polímeros para se desenvolver corretamente o masterbatch e alcançar a cor desejada no produto transformado, tais como:

  • Tipo de polímero (envolve a estrutura, se amorfa ou semicristalina);
  • Índice de fluidez;
  • Tonalidade natural;
  • Temperatura de processo;
  • Tempo de residência durante o processo e etc.

Fonte: https://www.plastico.com.br/

Novidades Recentes