email: comercial@zancollor.com.br

Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Linkedin
VOLTAR

 • 

3 minutos de leitura.

Resinas Termoplásticas: Aplicações e Vantagens

Autor:
Zan Collor

Publicado em
22/07/2022

Empresas que desenvolvem produtos precisam estar sempre atentas à matéria prima usada, afinal, este é um fator que impacta diretamente no posicionamento da marca, agregando valores como qualidade e exclusividade. O uso da resina termoplástica pode ser a solução para garantir esse posicionamento, pois o polipropileno e polietileno hoje já podem ser oferecidos com uma produção limpa e com a possibilidade de reciclagem.

Neste artigo, mostraremos como as resinas termoplásticas podem ser a escolha ideal para o desenvolvimento de produtos e embalagens da sua empresa, promovendo qualidade, durabilidade e até mesmo conceitos de responsabilidade ambiental para o seu negócio.

Entenda o que é essa resina, as vantagens de trabalhar com ela e suas principais aplicações no mercado. Boa leitura!

 

Veja o que é Resina Termoplástica e como ela é Usada

O plástico hoje está presente em quase todos os produtos na vida cotidiana, desde a sacola de uma loja até o acabamento de computadores ou peças de carro.

O material do qual tantas variedades de objetos são desenvolvidos é a resina, que se divide em duas possibilidades: a resina termofixa, também conhecida como termorrígida e a resina termoplástica.

A resina termoplástica tem a qualidade de se tornar flexível com o aquecimento, permitindo a modelagem de objetos conforme a necessidade, endurecendo novamente após o resfriamento.

Dessa forma, é possível desenvolver de forma consciente, usando os preceitos do design circular as mais variadas soluções para a área da indústria.

 

Entenda os Benefícios de escolher Polipropileno e Polietileno

Existem muitas vantagens de apostar no polipropileno e polietileno (resinas termoplásticas) para o desenvolvimento de produtos e embalagens para a sua empresa.

Confira a seguir, os principais pontos que você deveria pensar antes de fazer a sua escolha:
Excelente custo-benefício — por ter um baixo custo em sua produção, produtos desenvolvidos com resina termoplástica tendem a apresentar um excelente custo-benefício, aumentando a margem de lucro dos seus produtos;
Material atóxico — pensando na qualidade dos seus produtos, na legislação vigente e também no aumento da consciência do consumidor é preciso ter atenção quanto à toxidade dos materiais usados e o polipropileno é atóxico;
Qualidade — esse tipo de resina tem alta resistência, podendo inclusive ser flexionada, além de ter uma baixa absorção de umidade, o que diminui drasticamente as chances de o material se contaminar, o que agrega muita qualidade ao produto;
Ecologicamente responsável — além de acompanhar cada vez mais todas as etapas da cadeia produtiva, com a implementação da reciclagem química, essa matéria-prima também se transforma em uma solução sustentável.

 

Descubra onde as Resinas Termoplásticas são Aplicadas

Por ter custos realmente baixos e ser de fácil manipulação, o polipropileno e o polietileno são resinas termoplásticas amplamente usadas no mercado para as mais variadas finalidades.

Encontramos esse material principalmente na produção de embalagens para toda a indústria, desde a área farmacêutica e de alimentação, até segmentos como eletrônicos, construção civil e indústria automobilística.

Vemos essa resina presente em cabos, tubos de PVC, garrafas, potes e todos tipos de embalagens.

Como você deve ter percebido, a resina termoplástica não só tem um custo acessível, como também apresenta uma excelente qualidade, agregando valor aos seus produtos.

O uso do polipropileno e polietileno pela indústria foi um dos fatores que contribuiu para o avanço desse segmento, além de viabilizar a criação de novas soluções.

Com as inovações sustentáveis para o tratamento dessa matéria, as resinas termoplásticas se atualizaram quanto às necessidades sustentáveis do mercado atual.

Fonte: https://www.plastico.com.br/