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2 minutos de leitura.
Autor:
Zan Collor
Publicado em
03 de fevereiro de 2023
Clientes exigentes e cada vez mais interessados em todas as relações que envolvem a empresa, seja com o meio ambiente, com a comunidade ao redor, ou com seus funcionários: essa é a realidade do mercado atual. As embalagens, entre outros aspectos da empresa e seus produtos, devem interagir com o seu público, apresentando seus valores e seu posicionamento no mercado de forma eficiente e clara. Assim, as embalagens se apresentam como ótimas ferramentas para realizar isso de forma contínua e natural.
Todas as escolhas relativas às embalagens usadas por uma empresa passam uma mensagem para os clientes. Desde a escolha do material, se é biodegradável ou não, sua origem, se foi produzida seguindo os princípios da consciência ecológica, até a escolha das cores e a disposição das informações, nada passa despercebido. E quanto maior a identificação do cliente com os valores que o produto transmite, sejam aqueles livres de testes em animais, ou de uma empresa que apoia uma causa, além da venda do próprio produto, tudo que elevar o nível de identificação do cliente com o produto aumentará as chances de consumo.
A embalagem oferece ainda uma experiência sensorial ao cliente e quanto melhor, maiores as chances da venda se repetir. Essas experiências envolvem desde a facilidade de se abrir a embalagem, de guardar antes do consumo ou após uso parcial, se pode ser identificado facilmente entre os produtos concorrentes e muitos outros fatores. Por isso é tão importante que cada detalhe da embalagem seja pensado cuidadosamente.
No comércio eletrônico os procedimentos que envolvem a venda até a entrega do produto passam por diferentes etapas. Cuidados como a escolha de uma plataforma de fácil utilização, layout do site, softwares de gestão, fazem a diferença na relação do consumidor com o e-commerce. Mas, se mesmo cuidando de todos esses detalhes o gestor não der a devida atenção à escolha da embalagem final, a insatisfação do cliente pode levar ao fim dessa relação.
No que tange o comércio eletrônico, a embalagem se caracteriza como o primeiro contato palpável com o produto. Uma embalagem elaborada de forma inteligente, ergonômica e atraente, pode ser o diferencial da sua empresa.
Algumas pequenas ações podem elevar a percepção de cuidado e tratamento exclusivo para os clientes, como:
• Envio de cartão personalizado de agradecimento;
• Uso de material com textura diferenciada;
• Uso de essência agradável que caracterize o aroma ambiente da sua loja;
• Dobraduras diferenciadas;
• Envio de pequenos brindes ou amostras de outros produtos;
• Reforço da identidade visual da sua empresa usando adesivos com o logo da marca.
• Independentemente do item adquirido, uma embalagem bem construída e funcional tem o poder de encantar e preservar os clientes.
Fonte: https://www.sebraeatende.com.br/