email: comercial@zancollor.com.br

Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Linkedin
VOLTAR

 • 

4 minutos de leitura.

A importância das cores na embalagem

Autor:
Zan Collor

Publicado em
22/12/2021

A cor na embalagem é o elemento principal da comunicação, que busca sempre a utilização de tons diferenciados, que chamem a atenção dos consumidores. Essas tonalidades são alcançadas com avanço tecnológico, fazendo com que haja o desenvolvimento de novos pigmentos, contribuindo assim para a utilização de novas cores ainda não aproveitadas.

A influência das cores das embalagens se dá por meio dos elementos formadores, como a luz e a matéria que reflete a luz, o olho como captador e decodificador da cor e a exposição, que é o estímulo que será captado pelo consumidor. Vejamos a influência de cada cor:

AMARELO:
tende a provocar estado de ânimo, dispersa a atenção e não induz à ação ou resolução. O amarelo é a primeira cor percebida pelo olho humano e estimula o raciocínio. AMARELO ESVERDEADO: utilizado para produtos ácidos e estimula jovialidade.
AZUL: considerada a cor da paz e lembra o fundo do mar. Estimula calma e tranquilidade.
BRANCO: estimula felicidade, pureza, limpeza e misticismo.
CINZA: estimula atitudes neutras e diplomáticas, utilizadas como o verde e/ou azul claro para produtos salgados.
LARANJA: utilizada para caracterizar produtos doces e estimular o apetite.
PRATA: estimula status, como a cor da moda.
PRETO: estimula a sensação de algo absoluto e definitivo, algo sólido e compacto.
ROSA MAIS FORTE: representa alimentos e guloseimas muito doces.
ROSA SUAVE: sugere que o produto é cremoso e leve.
VERDE: provoca sensação de repouso, simpatia, cordialidade e equilíbrio.
VERDE E AZUL CLARO: utilizados em líquidos, em embalagens que sugerem produto salgado.
VERMELHO: utilizado em alimentos apimentados, por ser considerada uma cor quente ligada à paixão, coragem e fogo; Em fast-foods, não apenas lembra algo quente ou saboroso, como também algo rápido.
VIOLETA: estimula a tristeza e a reflexão, induz a situações de mistério e misticismo, em embalagens sugere gosto amargo.

O consumidor é atraído pela embalagem dos alimentos de acordo com a quantidade e harmonia das cores presentes nas mesmas, pois de acordo com a harmonia das cores irá despertar o interesse em pegar o produto nas mãos e analisar a embalagem em um primeiro momento de curiosidade e posteriormente tendo o estímulo de desejo de compra.

Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/